As articulações encontram-se entre ossos e os ossos podem ser classificados em:
- Ossos Longos: são aqueles que o comprimento é maior que a largura e a espessura.Sendo que estes possuem uma Diáfise e duas Epífises. E, em um osso seccionado longitudinalmente, podemos observar a Cartilagem epifisária, a Metáfise, a Substância Compacta, a Substância Esponjosa e o Canal Medular. Ainda pode-se ver as Trabéculas, Lacunas, Periósteo e Endósteo. O rádio, a ulna e o fêmur são exemplos de ossos longos.
- Ossos Curtos: são aqueles em que o comprimento, a espessura e a largura são equivalentes. É o caso dos sesamóides, da falange média, do tálus, da patela e do centroquarto.
- Ossos Planos: são os que possuem comprimento e largura equivalentes, porém são maiores que a espessura. Como exemplo, podemos citar a costela e a escápula.
- Ossos Irregulares: possuem formas irregulares, são medianos e ímpares. É a clasificação da falange distal e de todas as vértebras.
- Ossos Pneumáticos: são aqueles que possuem cavidades contendo ar no seu interior, denominados seios. É o caso do temporal e do parietal.
Referência:
Apostila da disciplina Ciências Morfológicas I- Anatomia animal I do primeiro período do ano de 2005.
Fonte da imagem:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Osso_longo_regs.jpg .
Acesso em: 27 de abril 2007.
Um comentário:
Parabéns!!!
teu blog está muito bom, continue assim.
Um abraço.
Postar um comentário