sexta-feira, 18 de maio de 2007

Particularidades Articulares do Membro Pélvico

Articulação do Coxal




Embora seja uma articulação esferoidal, o coxal não aproveita toda a amplitude de movimento prevista para esse tipo de articulação. Nos grandes animais, o movimento é altamente restrito a flexão e extensão , com capacidade para rotação, abdução e especialmente adução sendo limitada. A articulação tem uma utilização mais versátil no cão.



Articulação do Joelho



Corresponde ao joelho humano, corresponde à articulações femorotibial, femoropatelar e tibiofibular proximal; no cão,inclui também as articulações entre o fêmur e os sesamóides pares nas origens do m. gastrocnêmio, bem como entre a tíbia e o sesamóide do tendão poplíteo. No cão, todas estas articulações compartilham uma cavidade sinovial comum; nas grandes espécies, os compartimentos femoropatelar e os femorotibiais medial e lateral têm comunicação restrita ou até mesmo nenhuma comunicaçaõ entre si.



Articulação Társica



Nos quadrúpedes em geral é conhecida como jarrete. Possui quatro níveis de articulação, mas, na maioria das espécies, quase todo o movimento ocorre ao nível curotársico. É uma articulação do tipo dobradiça, mas atípica, pois a obliquidade das arestas e sulcos conectantes da tíbia e do tálus impõe um desvio lateral do pé quando é levada para a frente à flexão. Em ruminantes e carnívoros, também é possível flexão limitada nas superfícies curvas da articulação talocentral. Essa articulação possui vários "detalhes" que são muito importantes no cavalo.



Referência:


  • Dyce, K.M.; D.V.M. & S.; B.Sc.; M.R.C.V.S., Tratado de Anatomia Veterinária, São Paulo: editora Guanabara, pg 60-61.